Resenha do Livro A Revolução dos Bichos


Autor: George Orwell

Editora: Globo

Páginas: 120

Publicação: Reimpressão 2006


Sinopse


"Depois de conseguirem se livrar de seu algoz, o terrível Sr. Jones, os animais da granja solar criaram suas próprias leis e imaginaram um mundo utópico de liberdade e plenitude. Porém uma cruel elite assumiu o controle da sociedade e os bichos se viram novamente enredados num regime totalitário, como nos velhos tempos. Esta fábula, habilmente construída por George Orwell, sobre a traição de um ideal, pelos caminhos da tirania e da corrupção, é ainda tão atual e relevante quanto o foi, em 1945, data de sua primeira publicação."


“De primeira qualidade, não há dúvida... comparável a Voltaire e a Swift”
Edmund Wilson em The New Yorker

Um misto de emoções, turbilhões de sensações é assim que o leitor se senta quando começa a devorar as paginas do livro de Orwell. Vou resumir a minha maneira para vocês terem uma noção do que o livro transmite.

Nada de Prólogo você simplesmente começa a estória conhecendo a Granja Solar e seu proprietário Sr. Jones que é um Humano bêbado e egoísta que se preocupa apenas com os seus problemas e se esquece de cuidar dos animais da Granja (Já da pra sentir Raiva de Jones). Mau ele dorme os bichos de todos os galpões começam a se movimentar. E assim conhecemos os personagens que fazem essa estória andar. O velho Major é um porco Sábio e benevolente que todos os outros animais respeitam e que os chamou naquele momento para contar um sonho estranho que teve(nem se imagina que esse “sonho” é o começo de uma revolução). O Sonho falava de um mundo sem os opressores “Seres Humanos” e que um dia os animais seriam livres, eles não passariam fome, trabalhariam para si mesmo e os humanos jamais seriam inclusos nesses planos. Depois de algum tempo o Velho Major venho a falecer. E então os personagens vão se revelando.

Os porcos são os mais inteligentes e donos da “razão” no livro existe diversos “porcos” mais o que se destacam são: Napoleão, de poucas palavras, temido por todos e com grande vontade todos acreditam no seu bom caráter. Bola-De-Neve, conversador e ativo em relação as atividade, e todos duvidam do seu caráter. Garganta maneja as palavras com persuasão, levanto todos a acreditar no que ele quer. Conhecemos também os Cavalos de Tração Sansão um garanhão trabalhador mais muito tolo sendo manipulável, e a Quitéria que é um pouco mais inteligente mais é também manipulável. Conhecemos também o Burro Beijamin, sarcástico e de poucas palavras mais inteligente que os dois Cavalos. Os animais da Granja Solar não aguentam o descaso que o Sr. Jones tem em relação a granja e se rebelam contra ele expulsando-o de lá.
Todos concordam que os porcos devem governar porque são mais inteligentes. No começo Napoleão e Bola de Neve aplicam por assim dizer o regime de Comunismo visando apenas o bem dos animais em comum. Bola de Neve esta mais para um Líder Democrático que quer apenas o bem da “Comunidade” dos bichos, mas também quer que eles apreendam a ter sua opinião própria. Já Napoleão não gosta nenhum pouco do estilo de governar de Bola de Neve e faz de tudo para que o mesmo seja expulso e mau visto pelos demais. Napoleão acredita que os porcos são superiores aos demais bichos e com a ajuda de Garganta manipula os animais fazendo a vida deles um verdadeiro inferno, sem poder expressar o que pensa fazer o que quer, e comer o que deseja. Uma verdadeira ditadura, mas com o consentimento dos animais da granja (que são facilmente manipulados) que acreditam que aquele “Governo” é melhor do que o de Jones.

Seu enredo é simples, revestido por uma elegante e moderna linguagem, sendo uma critica aos primeiros anos da Rússia Soviética e á seu líder Joseph Stálin. Jamais alguém pode dizer que a obra de George é ruim, seus personagens são todo fascinante. Impossível não amar Sansão e Bola-De-Neve e não odiar Napoleão e Jones.
Um livro em que você vibra com alguns acontecimentos e se decepciona com outros. É Fantástico aonde você viu ou conheceu um livro que você aprende História conhecendo e lendo uma estória.
Livro super indicado para todos mais principalmente para quem ama o mundo da Política, da Ditadura e da Democracia.

Maria Cristina Blogueira e Apaixonada por Livros :D

1 comentários:

  1. Esta leitura nos revela algumas atitudes que ocorrem com certeza nos bastidores de nossa politica, e até mesmo chegamos a nos identificar com a maneira do proceder de alguns dos personagens; Em fim e realmente aprender História lendo esta estória.

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré