Você Sabe o que é Fan Fiction


Você Sabe o que é uma Fanfic?

É a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos, romances ou histórias escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangáslivros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência,ou uma história inventada por eles.


Surgimento


Com a popularização da internet, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. E com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou "gênero".


Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns).Existem diversos blogs brasileiros e estrangeiros que trabalham neste formato, inclusive comunidades do orkut que se dedicam a postagem de fanfics.


Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se pode encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por X-MenRBD, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica JovemNarutoHarry Potter, Crepúsculo, Supernatural, Percy Jackson e os Olimpianos, CSI, etc, além de artistas.


Normalmente os fanfics costumam infringir as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na internet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitido devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.


Apesar de muitos acreditarem que a grande explosão de fanfics no Brasil e no mundo tenha acontecido pelo fenômeno Harry Potter e Sailor Moon, tal informação pode ser contestada.


Fala sério que Leitor nunca se arriscou e criou uma FIC que atire a primeira pedra.


Cri...Cri...Cri. Ta parei eu sou uma pessoa do grupo dos Fictores


Tenho algumas Fics e adoro me perder em leitura das Fics de diversos Sites e diversos tipos, eu me arrisco literalmente nesse “Mundo”.

E é com essa Inspiração que o Blog Eu Leio Eu Resenho vai começar a divulgar FanFictions. Então galerinha se você quer divulgar suas Fics fique a vontade para Mandar os Links via Comentários no Blog, Facebook ou ainda no
e-mail: viciadaemserie@hotmail.com


Maria Cristina Blogueira e Apaixonada por Livros :D

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré